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segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PARA CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL- PPP


SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS

Avaliar na educação Infantil significa acompanhar o desenvolvimento da criança, a partir da observação e reflexão permanente do professor, nas diferentes situações de aprendizagem que são vivenciados no Centro de Educação Infantil.
Sendo assim este centro de educação infantil, terá como proposta a avaliação descritiva, feita através da observação contínua, permitindo ao educador pensar sua prática pedagógica, construindo o processo de ensinar e aprender, por meio da observação, reflexão e reestruturação do seu trabalho, visando o aperfeiçoamento de sua ação pedagógica, do desenvolvimento das habilidades e competências dos alunos.
Segundo o MEC, Art. 31 Na educação infantil a avaliação far – se – á mediante acompanhamento e registro de seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.
Segundo a LDB, avaliação pressupõe sempre referências, critérios, objetivos e deve ser orientadora, ou seja, deve visar o aprimoramento da ação educativa, assim como o acompanhamento e registro do desenvolvimento da criança deverá ter  como referência, objetivos estabelecidos no projeto pedagógico da instituição e o professor. Isto exige que o profissional da educação infantil desenvolva habilidades de observação  e de registro do desenvolvimento da criança e que reflita permanentemente sobre sua prática, aperfeiçoando – a  no sentido do alcance dos objetivos.
Segundo os PCN´s, A avaliação deve se dar de forma sistemática e contínua ao longo de todo o processo de aprendizagem. É aconselhável que se faça um levantamento inicial para obter as informações necessárias sobre o conhecimento prévio, sobre a escrita, a leitura e a linguagem oral, sobre suas diferenças individuais, sobre suas possibilidades de aprendizagem e para que, com isso, se possa planejar a prática, selecionar conteúdos e materiais, propor atividades e definir objetivos com uma melhor adequação didática.
Os critérios de avaliação devem ser compreendidos como referências que permitem a análise do seu avanço ao longo do processo, considerando que as manifestações desse avanço não são lineares, nem idênticas entre as crianças.

A avaliação do desenvolvimento das crianças seguirá critérios:
  • Realizar parecer descritivo do grupo e individual;
  • Elaborar diagnóstico inicial com os pais e/ou responsáveis relatando, no inicio do ano, as características de seu filho, que servirão como base e comparativo para a entrega da avaliação;
  • Observar e registrar diariamente, de forma sistemática, todo o processo de aprendizagem;
  • Utilizar linguagem clara e objetiva, exemplificando tudo o que for possível;
  • Respeitar a individualidade, o desenvolvimento e a faixa etária de cada criança;
  • Integrar os pais, familiares e/ou responsáveis para que possam unir esforços no sentido de intervenções significativas;
  • Entregar o documento de avaliação com a periodicidade de cada faixa etária: três vezes ao ano para crianças de 0 a 3 anos (maio, agosto e novembro), duas vezes ao ano para crianças de 4 a 6 anos (junho e novembro);
  • Realizar, momentos para a reflexão do processo da avaliação, procurando superar as dificuldades, atendendo as necessidades das crianças e redirecionando o processo e o trabalho do professor;
  • Retomar os relatórios anteriores para a elaboração da próxima avaliação.

A avaliação do desenvolvimento das crianças seguirá um roteiro, dividido em duas partes:
1. A vivência do Grupo: Texto descritivo que contará a história do grupo, passeios, eventos, atividades, aulas-passeio, filmes assistidos, podendo destacar o nome do grupo, como se deu a escolha, qual justificativa, como as regras do grupo foram construídas, quais conflitos e conquistas ocorreram.
O professor relatará os melhores momentos, os sentimentos do grupo, a participação dos pais, destacando algum fato especial. Por fim, deverá listar os desafios a serem enfrentados pelo grupo no próximo trimestre/semestre.

2. A vivência da Criança: Iniciará após o planejamento do professor e de sua observação reflexiva, diariamente. O registro desta observação será feito pelos professores em seus cadernos e ao final de cada trimestre/semestre, estas informações lhes darão subsídios necessários para realizar seu relatório.
Este relatório deverá descrever fatos que ocorreram e não fazer afirmações quanto às características do aluno – assim, todos os verbos deverão estar no pretérito.
O relatório destacará primeiro, as conquistas, avanços e descobertas da criança, para depois, então, falar das dificuldades, utilizando-se vocabulário adequado, descrevendo quando e como elas foram observadas, como o professor mediou e qual o resultado.
Tendo elaborado as vivências e os relatórios, os professores encaminham ao Coordenador, para que este realize a leitura e revisão com o professor.

Baseado no desenvolvimento infantil, para que o professor possa lançar desafios na construção de competências, o CEI adota as Matrizes de Habilidades, previstas no documento “Diretrizes para a avaliação da aprendizagem na educação infantil: Caminhos da infância”, ressaltando que tais matrizes serão um ponto de partida para as atividades desenvolvidas e, não, para padronizar as faixas etárias:

Matriz de Habilidades de 0 a 1 ano
  • Reconhecer o ambiente
  • Responder a estímulos (visual, psicomotor, sonoros, gestuais, sentimentais);
  • Demonstrar o desenvolvimento na percepção visual (troca de fraldas, brincar, alimentação);
  • Vocalizar em resposta aos estímulos (emitir sons ao estímulo do adulto ou do ambiente);
  • Segurar, examinar e explorar objetos de diferentes formas;
  • Sacudir ou apertar objetos (colocado na mão fazendo ruídos intencionais ou não);
  • Reconhecer pessoas do seu convívio (quando ela se aproxima, corre expressa);
  • Reconhecer som do próprio nome
  • Reconhecer imagens refletidas no espelho;
  • Imitar sons, ações e gestos (brincadeiras de esconde-esconde, acenos, palmas);
  • Explorar as diversidades sonoras (musical, vocal, ruídos, entonação de diferentes sons);
  • Estabelecer relação entre palavra e sentido;
  • Direcionar os utensílios de alimentação, utilizando-os de forma autônoma;
  • Seguir visualmente um objeto em movimento;
  • Demonstrar percepção das partes do corpo;
  • Flexionar as pernas em decúbito dorsal e ventral (engatinhar, sentar, ficar em pé);
  • Movimentar a cabaça em decúbito dorsal e ventral;
  • Transferir objetos de uma mão para a outra (de joelho, sentado, de lado, em pé);
  • Deslocar-se com destreza progressiva no espaço (engatinhar, rolar, andar);
  • Explorar diferentes posturas corporais;
  • Observar e relacionar imagens;
  • Rabiscar

Matriz de Habilidades de 1 a 2 anos
  • Executar pequenas tarefas;
  • Brincar com outras crianças;
  • Demonstrar coordenação motora fina e ampla (escavar, chutar, puxar fio, encaixe);
  • Comunicar idéias e sentimentos através das diferentes linguagens;
  • Estabelecer relação entre palavra e sentido;
  • Respeitar regras simples de convívio social;
  • Compartilhar objetos ou alimentos com outras crianças;
  • Nomear e identificar partes do corpo
  • Nomear e identificar objetos;
  • Demonstrar compreensão do uso de novas palavras ( ampliar vocabulário);
  • Comer com autonomia;
  • Atender uma ou mais ordens simples;
  • Relacionar figuras/objetos;
  • Rabiscar;
  • Explorar diversidades sonoras (sons de animais, instrumentos);
  • Explorar diferentes posturas corporais (sentado, em pé)
  • Folhear páginas (livros, revistas);
  • Demonstrar equilíbrio nos movimentos;
  • Participar de momentos de musicalização (cantar, ouvir);
  • Empilhar objetos;
  • Organizar objetos de diferentes tamanhos, cor e forma;
  • Controlar os esfíncteres;

Matriz de Habilidade de 2 a 3 anos
·         Identificar e nomear partes do seu corpo;
·         Brincar e imitar ações;
·         Controlar os esfíncteres;
·         Explorar o ambiente a sua volta;
·         Deslocar com destreza progressiva no espaço;
·         Demonstrar coordenação motora fina e ampla;
·         Demonstrar equilíbrio e ritmo nos movimentos;
·         Apresentar coordenação visual motora (entre olhos e mãos);
·         Explorar cores, formas e texturas;
·         Avançar no processo de rabiscação (formas, cores e texturas);
·         Comunicar idéias e sentimentos através das diferentes linguagens;
·         Participar de brincadeiras, jogos cantados e rítmicos;
·         Participar de momentos de musicalização
·         Reconhecer e localizar os tipos de som;
·         Apresentar percepção auditiva;
·         Estabelecer relação entre causa e feito;
·         Demonstrar noções de classificação, seriação e ordenação de objetos (quantidade, cor, forma, espessura, textura);
·         Realizar contagem oral
·         Realizar ações com progressiva autonomia;
·         Demonstrar compreensão do uso de novas palavras;
·         Demonstrar criatividade em diversas situações;
·         Dramatizar situações vividas;
·         Relatar experiências;
·         Respeitar regras simples de convívio social;
·         Atender uma ou mais ordens simples relacionada de uma etapa sem gestos;
·         Estabelecer relações entre uma situação atual e anterior
·         Memorizar canções e historias, reproduzindo parte delas;
·         Observar e questionar situações, pessoas, fenômenos;
·         Estabelecer relação entre objeto e sua função;
·         Demonstrar noções de compreensão de alguns fenômenos atmosféricos (chuva, sol, vento);
·         Estabelecer relação entre palavra e sentido;
·         Comer com autonomia;
·         Nomear e reconhecer alguns animais, plantas;
·         Reconhecer situações habituais de perigo;
·         Reconhecer seu nome;
·         Realizar pequenas tarefas;

Matriz de Habilidades de 3 a 4 anos
·         Identificar e nomear partes do seu corpo;
·         Brincar e imitar ações;
·         Explorar o ambiente a sua volta;
·         Demonstrar equilíbrio e ritmo nos movimentos;
·         Descobrir as possibilidades de transformação e manipulação dos materiais;
·         Desenhar;
·         Comunicar idéias e sentimentos através das diferentes linguagens;
·         Participar de brincadeiras, jogos cantados e rítmicos;
·         Participar de momentos de musicalização
·         Apresentar percepção auditiva (tipos de sons, intensidade, volume);
·         Descrever ações de figuras e desenhos;
·         Demonstrar motricidade fina (rasgar, modelar, picar, amassar, colar, dobrar);
·         Demonstrar noções de classificação, seriação e ordenação de objetos (quantidade, cor, forma, espessura, textura);
·         Realizar contagem oral
·         Realizar ações com autonomia (resolução de conflitos, escolha de objetos, vestir comer, higiene pessoal);
·         Demonstrar compreensão no uso de novas palavras;
·         Demonstrar criatividade em diversas situações;
·         Dramatizar situações;
·         Relatar experiências;
·         Respeitar regras simples de convívio social;
·         Estabelecer relações entre uma situação atual e anterior
·         Reproduzir canções e histórias;
·         Observar e questionar funções;
·         Demonstrar noções de compreensão de alguns fenômenos atmosféricos (chuva, sol, vento);
·         Estabelecer relação entre palavra e sentido;
·         Demonstrar noções de compreensão da fauna e flora;
·         Reconhecer situações habituais de perigo;
·         Reconhecer a escrita do seu nome;
·         Demonstrar organização e responsabilidade com seus pertences e material de uso comum
·         Apresentar hábitos de higiene;
·         Demonstrar criatividade;
·         Observar e manusear os diversos materiais impressos, (livros, revistar, gibis);
·         Reconhecer a leitura como fonte de prazer e entretenimento;
·         Comunicar idéias e sentimentos através das diferentes linguagens;
·         Recontar histórias, descrevendo cenários, personagens e objetos;
·         Reproduzir oralmente jogos verbais (parlendas, jogos cantados, poesias, rimas...);
·         Interpretar histórias;
·         Narrar fatos em conseqüência (causa e temporal);
·         Respeitar regras de convívio social (utilizar as palavras: desculpa. Por favor, com licença, obrigado);
·         Compartilhar brinquedos e materiais;
·         Respeitar a individualidade do outro;
·         Reconhecer e escrever seu nome;
·         Produzir textos orais (individuais e coletivos);
·         Escolher os livros para ler e apreciar;
·         Participar de jogos e brincadeiras;
·         Participar das atividades propostas;
·         Executar tarefas;
·         Resolver situações problema com autonomia;
·         Apresentar concentração nas atividades;
·         Levantar hipóteses sobre situações problemas;

                 Matriz de Habilidades de 4 a 5 anos

·         Comunicar idéias e sentimentos através das diferentes linguagens;
·         Recontar histórias, descrevendo cenários, personagens e objetos;
·         Reproduzir oralmente jogos verbais (parlendas, jogos cantados, poesias, rimas...);
·         Interpretar histórias, gravuras, conversas, explicações;
·         Narrar fatos em conseqüência (causa e temporal);
·         Respeitar regras de convívio social (utilizar as palavras: desculpa. Por favor, com licença, obrigado);
·         Diferenciar letras, números e desenhos;
·         Reconhecer e escrever seu nome;
·         Produzir textos orais (individuais e coletivos);
·         Escolher os livros para ler e apreciar;
·         Reconhecer e escrever letras, números e palavras;
·         Participar de jogos e brincadeiras e outras atividades propostas;
·         Apresentar hábitos de higiene;
·         Resolver situações problema com autonomia;
·         Apresentar concentração nas atividades;
·         Demonstrar organização e responsabilidade com seus pertences e material de uso comum;
·         Realizar contagem oral;
·         Utilizar diferentes unidades de medida (metro, peso, volume);
·         Fazer comparações (leve, pesado, alto, baixo, quente e frio);
·         Reconhecer e nomear formas geométricas (objetos, figuras, formas, faces...);
·         Apresentar noções de lateralidade (direita, esquerda, frente, atrás);
·         Demonstrar motricidade fina (rasgar, modelar, picar, amassar, colar, dobrar);
·         Demonstrar motricidade ampla (virar cambalhota, arrastar, correr, saltar, subir, descer, rolar, empilhar);
·         Desenhar (dar formas);
·         Movimento;
·         Identificar e nomear partes do corpo;
·         Utilizar os talheres
·         Participar de momentos de música (cantar, ouvir, timbre, volume);
·         Estabelecer relações entre tempo e espaço;
·         Descobrir possibilidades de transformação e manipulação de materiais;
·         Demonstrar curiosidade e interesse por aquilo que o envolve;
·         Reconhecer os diferentes gêneros musicais;
·         Reconhecer diferentes características do contexto musical geradas pelo silêncio e pelos sons: altura (graves e agudos), duração (curtos e longos) intensidade (fracos e fortes) e timbre;
               
                        Matriz de Habilidades de 5 a 6 anos
·         Expressar-se por meio da dança, brincadeiras e movimentos;
·         Demonstrar coordenação motora fina e ampla;
·         Demonstrar equilíbrio e ritmo nos movimentos corporais;
·         Utilizar adequadamente os talheres;
·         Demonstrar conhecimento do esquema corporal;
·         Demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural;
·         Levantar hipóteses sobre situações problemas;
·         Estabelecer relações entre o modo de vida característico de seu grupo social e de outros grupos;
·         Estabelecer relações entre o meio ambiente e as formas de vida presentes;
·         Perceber mudanças ocorridas nas paisagens ao longo do tempo;
·         Pesquisar;
·         Dramatizar situações;
·         Reconhecer e escrever letras, números e palavras;
·         Relatar experiências;
·         Estabelecer relações entre objeto e sua função;
·         Nomear e reconhecer animais e plantas;
·         Antecipar efeitos da sua ação;
·         Reconhecer situações de perigo;
·         Escrever seu nome e algumas palavras com ou sem intencionalidade;
·         Respeitar regras de convívio social;
·         Expressar idéias, desejos, opiniões e preferências;
·         Ouvir atentamente a fala do outro;
·         Relatar suas vivencias nas diversas situações de interação;
·         Narrar fatos, acontecimentos e experiências vividas;
·         Recontar histórias conhecidas com aproximação da história original;
·         Descrever personagens, canários e objetos com riqueza de detalhes;
·         Elaborar questionamentos e respostas para diversas situações vividas;
·         Argumentar, explicando idéias e pontos de vista;
·         Participar de situações de leitura dos diferentes gêneros, ainda que não seja de forma convencional;
·         Observar e manusear diversos textos (livros, revistas..)
·         Compreender a função social da leitura e escrita;
·         Inserir afirmações a partir de textos lidos;
·         Participar de situações que envolvam o uso da escrita;
·         Reconhecer letras do alfabeto, dentre outros símbolos gráficos;
·         Localizar o próprio nome em textos apresentados;
·         Produzir, oral e coletivamente, pequenos textos;
·         Identificar a diversidade de produções artísticas (desenhos, pinturas, esculturas...);
·         Identificar elementos constituintes da linguagem visual. (ponto, linha, forma, cor, volume, luz...);
·         Realizar leituras de produções artísticas;
·         Comunicar idéias e sentimentos através das diferentes linguagens;
·         Demonstrar criatividade em diferentes situações;
·         Reconhecer os diferentes gêneros musicais;
·         Reconhecer e participar de momentos de música (cantar, ouvir, timbre, volume);
·         Classificar, ordenar e conservar objetos;
·         Realizar contagem oral;
·         Reconhecer escritas numéricas.
·         Utilizar diferentes unidades de medida (metro, peso, volume);
·         Fazer comparações (leve, pesado, alto, baixo, quente e frio);
·         Relacionar número e numeral;
·         Apresentar noções de lateralidade (direita, esquerda, frente, atrás);
·         Interpretar gráficos;
·         Resolver problemas que envolvam aplicações de operações matemáticas;
·         Valorizar atitudes de manutenção e preservação dos espaços e do meio ambiente;
·         Perceber a importância dos cuidados com animais e plantas;
·         Ter autonomia nos hábitos de higiene;
·         Demonstrar atitudes de compreensão;
·         Resolver situações problemas com autonomia;
·         Demonstrar organização e responsabilidade com seus pertences e materiais de uso em comum;




AtençãoO modelos e sugestões apresentados acima foram desenvolvidos para um centro de educação específico e de acordo com suas necessidades e particularidas específicas.
Caso utilize algum desses modelos, deverá ficar atento em modificar e readequar visto que o PPP é um documento de escola e sobre esta escola especificamente .